domingo, 7 de novembro de 2010

Educação e Tecnologia

Estamos diante de uma revolução tecnológica sem precedentes. Os computadores batem à nossa porta e se auto-anunciam como as vedetes tecnológicas deste século. A informática promete fornecer instrumentos de pensamento e metodologias resolutivas de problemas muito mais sofisticados do que os tradicionais. Da escola maternal à universidade, esta revolução pacífica promete muito.
Até bem pouco tempo, era difícil imaginar uma escola em que cada aluno pudesse ter em sua mesa um computador que permitisse a prática coletiva de matemática, línguas e estudos sociais e, ao mesmo tempo, estivesse conectado com pessoas do mundo todo.
Mas que relação é possível estabelecer entre o computador e a escola? Como a informática pode estabelecer uma conexão entre a criatividade e a aprendizagem, a formação e a informação? São perguntas que surgem depois de se comprovar que o uso do computador na escola não é apenas uma moda.
A cada dia, não só o computador, como também a tecnologia em si passam a fazer parte da vida das pessoas, quer em casa, no trabalho ou na escola. Porém recentes pesquisas apontam que a falta de infra-estrutura adequada de rede de comunicação nas escolas faz com que elas não obtenham o máximo proveito da tecnologia disponível. Em mais da metade das escolas brasileiras, os PCs não estão conectados a uma rede que permita aos usuários compartilhar informações e acessar arquivos e aplicações armazenadas em um servidor, ou, ainda, não estão utilizando a solução adequada que conecte seu laboratório de informática, de maneira otimizada, à Internet.
Isso causa um problema, pois esses usuários estão perdendo em tecnologia algo que lhes permitiria alavancar os seus investimentos atuais, criando novas oportunidades educacionais e possibilitando a reengenharia dos seus processos administrativos para melhorar a tomada de decisões e o gerenciamento de suas escolas.
É claro que as pessoas ficam mais entusiasmadas com a tecnologia que elas podem ver. Para
professores e alunos, esse entusiasmo pode vir do movimento e do som presentes em um CD-ROM multimídia. No entanto, tecnologias menos visíveis, tais como: a infra-estrutura de comunicações que liga as escolas à estrada da informação, despertam menos interesse e atenção. Entretanto, elas são as artérias de seu sistema e podem tornar o sistema muito mais útil.
Para tanto, não há um único caminho a seguir. É preciso planejar e definir que objetivos a escola quer atingir, quais os recursos disponíveis e de onde se quer partir. Este planejamento exige tempo e envolvimento, pois esta é a base de um projeto bem-sucedido.

Fonte: http://www.educacional.com.br/lab_info/introducao.asp

Vídeo sobre Educação e Tecnologia:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M

Nenhum comentário:

Postar um comentário